Elimine 8 hábitos que prejudicam a saúde

26 jan 2013 | By

143462842

Mastigar gelo, roer unhas e estalar dedos podem parecer hábitos comuns, mas são mais do que isso: prejudicam a saúde. Confira abaixo oito costumes nada benéficos e aprenda como se livrar deles, com dicas listadas pelo jornal 

1. Mastigar gelo: perversão do apetite é uma condição que leva as pessoas a desejarem mastigar não-alimentos, como papel e gelo, e normalmente é desencadeada por deficiências nutricionais. Mastigar gelo também pode sinalizar problemas emocionais, tais como estresse e transtorno obsessivo compulsivo. Para parar, evite pedir bebidas com gelo e leve o problema ao médico.

2. Má postura: se você fica com as costas curvadas quando senta ou gosta de passar horas “largado” no sofá, cuidado. Os músculos das costas e ligamentos têm de trabalhar mais para mantê-lo equilibrado e os resultados são dores na região e também de cabeça, além de fadiga. Portanto, fique sempre atento à postura, faça alongamentos e procure um ortopedista caso tenha problemas para se manter de maneira adequada.

3. Roer unhas: não é um hábito higiênico, já que as unhas entram em contato com teclado, portas, animais, descargas, maçanetas. Se tende a roer a cutícula também, pode desenvolver até uma infecção. Como é o caso de muitos hábitos, pode ser um sinal de problemas emocionais, como estresse ou ansiedade. Para eliminá-lo, vale apostar em produtos que deixam sabor ruim nas unhas e manter a boca ocupada com chiclete. Preste atenção ao que desencadeia a vontade. Caso seja ansiedade ou nervoso, procure um psicólogo.

4. Dormir com lente de contato: o risco de uma infecção ocular cresce quando dorme com lentes de contato. O hábito também pode privar o seu tecido ocular do oxigênio que necessita e, em alguns casos, o olho pode compensar por meio da criação de pequenos vasos sanguíneos. Se nada for feito, isso tende a causar danos permanentes. Mesmo que seus olhos não desenvolvam algum problema, estarão vermelhos e irritados no dia seguinte. Torne o ato de tirar as lentes parte da sua programação diária.

5. Estalar os dedos: enquanto sua mãe pode ter insistido que o hábito vai levar à artrite, pesquisas desmentem esse mito. No entanto, Peter Bonafede, diretor médico do Centro de Artrite Providência, nos Estados Unidos, aponta casos de pacientes que deslocaram os dedos e rasgaram o ligamento do polegar. Fora isso, o som do estalar de dedos pode incomodar quem está por perto.  Diga aos seus amigos e familiares que quer abandonar o costume, o que o fará se sentir mais responsável para mudar.

6. Lanche tarde da noite: assaltar a geladeira à noite pode diminuir o metabolismo. Seu corpo vai precisar digerir o alimento enquanto dorme em vez de queimar gordura. Fora isso, pode fazer com que acorde com azia. Analise seus hábitos alimentos e veja se come o suficiente nas outras refeições. Controle-se!

7. Dormir mesmo depois que o despertador tocou: se você tem o costume de ficar desligando o despertador, provavelmente não tem o tempo de sono suficiente. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, como pressão arterial elevada e ganho de peso. Veja o horário que precisa levantar e deite-se oito horas antes. Descanse o suficiente.

8. Bebidas energéticas: apostar em bebidas energéticas para aguentar as tarefas do dia pode levar a problemas de saúde. Se sua energia diminuir, tente um lanche repleto de energia, como o composto de atum e pão integral. Outras formas de aumentar a energia são suplemento de vitamina B, chuveirada fria e passeio ao ar livre

 

Terra

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: