Criando poses para o second life parte -2

14 fev 2014 | By

::: QAvimator – Criando uma pose Estática – Parte 2

Olá…

Neste tutorial iremos dar continuidade ao aprendizado do QAvimator, neste veremos como criar uma pose estática, faremos uma pose simples para ter um conhecimento de como editar o QA.

Consulte também o primeiro tutorial desta série, QAvimator – Instalando e Entendendo.

Início do Tutorial:

01

 

Abra o QAvimator, por padrão ele deverá apresentar uma imagem como esta, nesta tela iremos editar alguns parâmetros andes de dar início a criação da pose propriamente dita.

02

No rodapé da tela do QAvimator procure Frame ali deve estar marcando:
Frame 1 of 30 FPS: 30 (Quadro 1 de 30 Quadros Por Segundo: 30).
Vamos alterar este valor para:
Frame 1 of 1 FPS:30 , ou seja vamos deixar somente 1 quadro pois não faremos uma animação, logo não precisaremos de mais quadros, vamos trabalhar apenas com 1 quadro.

Obs.: Caso você tenha dificuldades em trabalhar com apenas 1 quadro, trabalhe com 2 (dois) sempre lembrando também de alterar o Loop In e Loop Out para o quadro final de sua pose, no caso para o quadro 2.

03

 

Após editar os Frames, clique em uma determinada parte do corpo para editá-la, siga o exemplo acima, ao clicar em uam parte do corpo ele terá as órbitas desta parte, assim como no SL, como se você fosse rotacionar umobjeto (prim), para dar realismo a sua pose seja prudente na movimentação das partes do avatar, faça pequenas alterações e e gire seu avatar usando seu mouse, para isso clique sobre o cenário do avatar e mova seu mouse, ali você terá um giro de 360º tanto na horizontal como na vertical, e poderá também aproximar e afastar o avatarpara melhor precisão, usando o Scrol (rodinha) de seu mouse ou a tecla Alt pressionada, experimentem.

04

 

Você terá esta imagem ao rotacionar sua câmera, vale a pena explorar bem esta possibilidade para assim achar o melhor ponto ou ângulo para editar as partes de seu avatar.

05

Ao lado direito da tela de seu avatar após posicionar a câmera, tem tem as opções de Rotation (rotação) com pequenos controles deslizantes para a direita e esquerda, ali você poderá rotacionar, para frente/traz, cima/baixo, direita/esquerda.
Mova-os para posicionar a parte de seu avatar, fiquem atentos ao efeito que vocês desejam do elemento doavatar, este avatar possue no total 20 partes diferenciadas, digamos que você queira dar um feito com o braço, como por exemplo, rotacioná-lo como parecesse estar atirando algo, para isso você precisará editar seu ombro, ao clicar em uma determinada parte de seu avatar, na linha de tempo abaixo dele ficará marcada a parte que esta sendo editada, use este gráfico como referência.

06

 

Após o término da criação de sua pose, chegou a hora de salvá-la, para isso no menu superior vá a aba File(arquivo), e localize a opção Export For Second Life (exportar para o Second Life).

07

 

Aparecerá este aviso informando o diretório que sua animação será convertida, clique em OK.

08

Agora volte ao menu File e clique em Save As (salvar como), note que sua animação será salva com a terminação “Pose_teste_blog_01.bvh”, sendo BVH (BioVision Hierarchy) o formato aceito pelo SL assim como outros programas de animação.

09

Com nossa animação salva, vamos leva-la para o SL, para isso no meu Arquivo vá em Upload e depois em Animação (L$ 10,00)…

10

Deverá abrir esta janela em seu SL, mostrando sua pose, vamos editar alguns parâmetros:
Prioridade: Deixe com o valor 4, isso significa q ela ira se sobre por a qualquer outra animação que você esteja usando,
Loop: Marque esta opção e deixe os valores Dentro (%) e Fora (%) com 0.000 para ambos.
Posição da Mão: Existem várias possibilidades, escolha uma ou deixe no padrao que a opção Relaxado.
Expressão: Expressão facial escolha uma que tenha haver com sua pose ou deixe em None para nenhuma.
Prever Enquanto: Com 4 opções escolha a que melhor combinar com sua pose.
E em seguida clique no botão Carregar (L$ 10,00) para trazer sua pose.

11

Agora vamos criar nossa bola para aplicar a pose:
Crie um objeto (prim) na forma de esfera e insira o valor de 0.200 para X – Y e Z na opção tamanho na aba Objeto.12

Na aba Conteúdo, crie um novo script copie o script deste blog no tutorial Criando uma Pose Ball 
e insira este script, depois localize sua animação em seu inventário e insira esta dentro da aba Conteúdo, não esqueça de editar o script de pose com o nome de sua pose.

13

Caso sua pose não fique na posição ideal, rotacione sua esfera até posicioná-la corretamente e terá uma Pose Ball desenvolvida inteiramente por você.

Espero que este tutorial tenha ajudado vocês.

Fonte: Tutoriais Second Life

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: