Curiosidade – Tecido luminoso de fibra óptica

04 maio 2016 | By

O Tecido luminoso de fibra óptica é um tecido que literalmente acende.

 É feito de fibras ópticas ultra-fino, diretamente tecido com fibras sintéticas.

As fibras ópticas são especialmente processadas de modo a permitir que a luz seja emitida ao longo do comprimento total das fibras (fibras de emissores de lado). As fibras ópticas são então ligada à extremidade do tecido de LEDs ultra-brilhante que injetam luz no tecido. A luz é distribuída uniformemente por toda a superfície do tecido, resultando em um auto iluminado modelo têxtil.

O modelo resultante é muito original e a elegante iluminação por toda a sua superfície cintilam com uma textura de céu estrelado.

Engenheiros finlandeses incorporaram uma tecnologia de iluminação em tecidos.

Baseada em LEDs flexíveis, com durabilidade de até 10.000 horas, os “tecidos de luz” prometem dar nova flexibilidade aos projetos de iluminação residencial.

A tecnologia foi desenvolvida por Thomas Welander, Vertti Sarimaa e Jaakko Nikkola, da Universidade Aalto, e agora está sendo bancada pela Finlayson, a maior fabricante de tecidos da Finlândia.

Embora tenha havido grande esforço rumo à chamada eletrônica de vestir, por meio dos e-tecidos, ou tecidos eletrônicos, as estampas luminosas estão entre os primeiros produtos a chegar ao mercado – as primeiras peças já estão em estágio de pré-venda.

GALERIA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Tecidos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: