A importância de uma boa noite de sono

23 abr 2017 | By

Por que será que passamos um terço de nossas vidas dormindo? O sono é algo vital para o ser humano, sendo importante seis a oito horas de sono por dia e de boa qualidade. Noites mal dormidas podem gerar mau funcionamento do organismo trazendo prejuízos à saúde em diversos níveis.

Como benefícios do sono, podemos citar:

Combate à hipertensão pois uma má noite de sono equivale a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo e assim a pressão sanguínea; Diminui o risco de doenças cardiovasculares comprovado por estudos cuja privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite se relacionou com acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares; Controla o diabetes pois durante o sono o corpo estabiliza os índices glicêmicos e controla o nível de glicose; Previne depressão evidenciado por estudos em que pessoas que dormiam bem relataram índices mais altos de qualidade de vida e mais baixos de depressão; Fortalece a memória pois durante o descanso o cérebro processa informações vivenciadas e aprimora a memória e o aprendizado.

Além disso, a boa qualidade de sono previne a obesidade e favorece o emagrecimento uma vez que, durante o sono, nosso organismo produz substâncias capazes de controlar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão calórica durante o dia. Há relatos ainda, que pessoas que dormem de seis a oito horas por dia, queimam mais gorduras do que aquelas que dormem mau.

Outra novidade para muitas pessoas é que o bom sono favorece o desempenho físico e ganho de massa muscular, conhecido como sono anabólico. Durante o sono, em especial o sono profundo e sem interrupções, o corpo produz o hormônio do crescimento (GH). Esta substância é realmente responsável pelo nosso crescimento na infância e adolescência mas, também, essencial na idade adulta pois tem a função de fazer a reparação dos tecidos do corpo.
Quando falamos de músculos, podemos considerar este hormônio como um agente importante no ganho de massa muscular. O aumento do número de células no músculo, ou seja, o aumento do músculo, acontece por meio da reparação das pequenas lesões que ocorrem após o treinamento. Assim, o exercício promove micro lesões musculares e o GH entra no processo de recuperação do tecido muscular e, portanto, do aumento de massa muscular. Por esta razão, diz-se que o sono tem um efeito anabólico.

A partir de agora, não negligencie seu sono! Dormir bem é essencial para a saúde física, mental e manutenção da boa forma e auto-estima.
Para ter um bom sono é necessário muito mais que fechar os olhos. Você sabe quais os benefícios disso para sua vida? Tem dificuldade em dormir? Confira nossas dicas!

Dicas para ter uma boa noite de sono
1. Sempre tomar um bom banho antes de dormir. Ou seja, jamais dormir com o corpo sujo, pois as vibrações de frescor, relaxamento e limpeza que um banho dá; irão sustentar a qualidade do sono.
2. Evitar tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes.
3. Evitar dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que a pessoa chegue à fase de sono profundo.
4. Se a pessoa dorme cedo – 20 a 21 horas – seu jantar (leve) deve ser realizado no máximo às 19 horas para dar tempo do organismo digerir e o sono não sofrer interferências da demanda energética para digestão.
5. Se a pessoa dorme tarde – depois das 22 horas – sua última refeição (um lanche leve) deve ser realizada até 1 hora antes, pelo mesmo motivo mencionado acima.
Cuidado com a alimentação!
Algumas linhas terapêuticas indicam que qualquer refeição ou lanche realizado após as 19 horas deverá ser realizado na forma líquida. O motivo dessa orientação, é porque ao digerir alimentos pastosos, isso irá acelerar o processo digestivo e evitar interferências na qualidade do sono. Exemplos: um arroz com feijão? Bata no liquidificador e tome na forma de sopa. Uma salada de frutas com sorvete? Bata no liquidificador e tome uma vitamina geladinha.

A prática de exercícios físicos:
O ideal é praticar uma atividade física ao longo do dia para evitar o sedentarismo, liberar substâncias que aumentam o estresse e mobilizar a energia basal. Para quem tem insônia recomendo ainda uma atividade corporal ou meditação (inclusive já falamos sobre a importância dessa atividade em um dos nossos artigos, leia também!) antes do banho e de dormir.

Ainda citamos como exemplo de atividade física, a dança ou a yoga, ou ainda recomendamos aa prática de alongamentos. Se você tem alguma fé religiosa, aproveite esse momento para se conectar com bons pensamentos e colocar suas boas intenções para esse período de descanso. É importante mentalizar aprendizados, sonhos bons, expansão da consciência, soluções para desafios. Salientamos ainda, que para pessoas com insônia ou fibromialgia recomenda-se inclusive aulas de natação ou hidroginástica e assim poderá ser provocado um duplo relaxamento: pela atividade física e pela ação do banho de imersão.

E se a insônia vier…
Alguns hábitos podem ajudar na hora de deitar, como por exemplo colocar um copo de água na cabeceira e repetir suas intenções, como desejando que todas as coisas boas se materializem durante o repouso do sono. Pela manhã: você poderá beber essa água em postura de gratidão, assim você também está treinando o seu organismo a relaxar e manter os bons pensamentos, que são indispensáveis para dissipar a ansiedade, a preocupação e pensamentos pesados que tanto nos roubam o nosso bom sono precioso!
Existe também uma outra técnica bastante interessante sugerida, que consiste em fazer um ‘escalda-pés’ de 5 minutos em água gelada exatamente antes de deitar. A pessoa já o faz preparada para deitar na seqüência. Adeptos dessa prática afirmam que este procedimento ajuda a mobilizar a energia concentrada na cabeça para as extremidades do corpo, aliviando assim a mente e suas neuroses.
Últimas dicas:
Para um bom sono apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro, pois a luminosidade impede a liberação da melatonina, hormônio responsável pela primeira fase do sono. Não leve livros, laptop ou qualquer estimulante de trabalho ou preocupação para a cama. Tire da cabeceira o telefone, celular e relógios.Esta é óbvia, mas não custa lembrar: use colchão e travesseiro de boa qualidade e adequado ao seu peso e tamanho. Também é bom digerir um chá quentinho antes de dormir, acalmando assim o estômago. Todavia, é importante relembrar a nossa dica 2 descrita acima, o chá não deverá ser estimulante ou conter cafeína! Opte por chá de camomila, hortelã e outros mais “acalentadores”.
Vale ainda ressaltar que o seu colchão e o seu travesseiro devem estar em um bom estado e adequados para sua altura e peso. Caso necessite adquirir novos artigos, acesse o link abaixo em que é possível encontrar excelentes opções e ofertas!
As posições de dormir:
1. De lado: é a melhor postura! Mas, deve-se colocar um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e a cabeça. É recomendável abraçar um travesseiro e colocar uma almofadinha entre os joelhos.
2. De barriga para cima: é uma posição aceitável, mas recomenda-se um travesseiro não muito alto e deve-se colocar um apoio (almofada) abaixo dos joelhos, o que ajudará a manter a coluna reta.
3. De bruços: é uma posição não recomendável. Diz-se que nessa posição não há como evitar uma lesão na coluna cervical, que pode criar contraturas no pescoço dificultando o relaxamento e o sono profundo.

Tratamentos naturais para dormir

Bom sono 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: