As riquezas da Goiaba

19 mar 2017 | By

Comer meia goiaba após o almoço previne infecções, cânceres e problemas cardiovasculares é Fonte de vitamina C, confira mais benefícios da fruta.
Verdadeiro. A vitamina C é um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce. Rapidamente absorvida pelo intestino delgado, a vitamina C é necessária para aprodução de colágeno, a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e o metabolismo de alguns aminoácidos. Também facilita a absorção de ferro e aumenta a resitência a infecções.

Mais vitamina do que laranja
Falso. A quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior que aquele de que o nosso organismo precisa diariamente- tem quatro vezes mais desse nutriente que as admiradas laranjas. Por isso, se você ingerir meia goiaba por dia, já será o suficiente. A recomendação dos especialistas é que a ingestão diária de frutas deve corresponder a três a quatro porções (uma unidade de goiaba equivale a uma porção).

Licopeno: efeito protetor
Verdadeiro. A goiaba é fonte de licopeno, um elemento predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha (tomate e seus derivados, melancia, mamão e pitanga são exemplos). É um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção de cânceres e da formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

Goiabada substitui a fruta in natura
Falso.  Devido ao teor de açucar, a goiabada não pode ser considerada uma porção de frutas, visto com que o volume consumido por dia não atinge as quantidades mínimas de fibras e vitaminas,a própria presença de frutose, um tipo de açucar, tem a função de ofertar calorias ao organismo.. Ou seja, é melhor comer a fruta in natura para quem está de dieta de controle de peso.

Alivia a diarreia
Verdadeiro. “Em casos de diarreia, apenas fibras solúveis devem ser utilizadas, pois provocam o retardo do funcionamento intestinal”, orienta a nutricionista. Além da goiaba,outras frutas fontes desse tipo são: maçã, banana-maçã, goiaba e suco de limão. Já quem se queixa do contrário, constipação e prisão de ventre , deve evitar o consumo de goiaba.

Suas fibras bastam
Falso. As fibras solúveis ou insolúveis são benéficas na redução do colesterol (especialmente o ruim, LDL) e demais frações de gordura no sangue (como os triglicérides), assim como no controle de taxa de glicose no sangue, na regulação do funcionamento do intestino e no controle da fome. Vale a pena lembrar que somente comê-las não é suficiente. O aumento de sua ingestão deve ser gradual e também acompanhado de um proporcional consumo de líquidos.

tabela de propriedades da goiaba

tabela de propriedades da goiaba

Os Benefícios da Goiaba Vermelha Para Saúde são diversos, pois o Goiaba Vermelha possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. A Goiaba Vermelha é um fruto que pertence à família Myrtle. Há Várias espécies de Goiaba são encontrados, dependendo da região onde é cultivada. A Goiaba Vermelha é a variedade mais conhecida e consumida de todas. As Goiabas são geralmente de cor verde, com doce sabor amargo e por dentro são normalmente vermelha ou branca, repleto de pequenas sementes comestíveis.
A Goiaba Vermelha é normalmente consumidos crus e ainda são usados na preparação de sobremesas, doces, bebidas, geleias e compotas. A Goiaba Vermelha tem muitas propriedades medicinais e suas folhas são muitas vezes utilizados para tratar a diabetes. Então, vamos dar uma olhada em alguns benefícios da Goiaba Vermelha Para Saúde
A Goiaba Vermelha fornece cerca de 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos, fibras alimentares, Proteína e gordura. A Goiaba também uma excelente Fonte das Vitaminas Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. Além dos Minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio e Potássio.
Goiaba Vermelha podem Prevenir o Câncer: O Licopeno é um antioxidante presente na Goiaba. Este antioxidante pode prevenir os danos provocados por radicais livres nocivos. O Óleo da folha da Goiaba Vermelha é anti-proliferativa e podem ajudar na prevenção do crescimento de células cancerosas. O câncer de mama e de próstata podem ser combatido por sua ingestão.
Goiaba Vermelha Fortalece o Sistema imunológico: A Goiaba Vermelha é uma boa fonte de Vitamina C. Por uma questão de fato, contém quatro vezes mais vitamina C do que a Laranja. A Vitamina C atua como um antioxidante natural e elimina os patógenos nocivos. A Goiaba Vermelha irá combater os resfriados, gripe e ainda irá protege a sua pele dos raios Ultra violetas.
Benefício da Goiaba Vermelha para Visão: A Vitamina A da Goiaba Vermelha ajuda a manter os olhos saudáveis. Ela protege a retina e previne a cegueira noturna. além das Cataratas e degeneração macular são outras doenças que podem ser inibidas com consumo da Goiaba.
Goiaba Vermelha combate Disenteria e Diarreia: A Goiaba e suas folhas têm propriedades adstringentes ou seja, ela ajuda na ligação das partículas de alimento. Esses adstringentes são alcalinas que ajudam na eliminação de bactérias. A Presença de carotenoides, potássio e vitamina C também ajuda a tornar o sistema digestivo ainda mas saudável e imune.
Benefício da Goiaba Vermelha para o Cérebro: A Goiaba é rica em complexos vitamínicos B, como a niacina. A niacina ajuda na melhoria das funções cognitivas. Vitamina B6 ajuda a fazer os nervos e cérebro ativo e eficiente. e ainda ajuda a aumentar a circulação do sangue por todo o cérebro.
Benefício da Goiaba Para a Pele: A Goiaba é rica em alguns dos melhores e poderosos antioxidantes, tais como o Caroteno, licopeno e vitamina C. Eles protegem a pele do processo de envelhecimento precoce e inibir as rugas e pigmentação causadas por radicais livres. Goiaba também é uma excelente fonte de água e mantém uma pessoa bem hidratada.
Benefícios da Goiaba para Aumentar a produção de Sangue: Goiaba contém vitaminas como a vitamina E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, a goiaba aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro.
Benefícios da Goiaba para Cancro do Cólon: Goiaba contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e de proteger contra o cancro do cólon.
Benefícios da Goiaba para Diabetes: Goiaba contém boa quantidade de fibras alimentares. Verifica-se de comer alimentos ricos em fibras para reduzir picos de açúcar no diabetes paciente.
Benefícios da Goiaba para Cancro do Cólon: Goiaba contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e de proteger contra o cancro do cólon.
Goiaba Vermelha é rica em potássio e contém baixa quantidade de sódio. Ela pode ajudar na prevenção da hipertensão arterial, por neutralizar os efeitos do sódio.
Alto teor de fibra alimentar ajuda a retardar a absorção de alimentos e regula o nível de açúcar. Picos de açúcar pode ser reduzido com o consumo da Goiaba.
Boa fonte de Magnésio, a ingestão da Goiaba Vermelha pode fazer uma pessoa menos estressante. Ela ajuda a relaxar os músculos e nervos.
O ácido fólico na Goiaba Vermelha podem ajudar mulheres grávidas. Defeitos do tubo neural pode ser inibida pelo seu consumo.

Contra indicações

De maneira geral, o consumo da goiaba é indicado para todos, com semente e tudo. Há restrição apenas para pessoas com problemas gastrointestinais (sensibilidade digestiva). Para os predispostos à asma ou reações alérgicas, distância da goiaba seca, já que estes problemas podem ser desencadeados pela presença dos sulfitos, uma espécie de aditivo alimentar contido neste alimento.Quem sofre de diverticulite, uma inflamação que se manifesta, normalmente, no intestino grosso formando pequenas bolsas, também precisa se privar de seu consumo, já que as sementes podem se instalar nestas bolsas e agravar o quadro inflamatório.Para aqueles que não se encaixaram em nenhum destes perfis, corra para o sacolão, feira ou supermercado mais próximo e garanta sua unidade diária da deliciosa fruta.

SAUDE DICA

 

O Chá das folhas da goiabeira também são poderosos, assista ao vídeo a baixo:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: