Calcule sua massa corporal e descubra se você está em forma

19 abr 2017 | By

Peso e a medida abdominal da cintura

Profissionais da saúde usam o índice de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Esse artigo mostra como medir seu índice de massa corporal e circunferência da cintura, e o que essas medidas significam para sua saúde.

Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal (IMC) mede o seu peso em relação à sua altura, e está relacionado de perto às medidas de gordura corporal. Você pode calcular o Índice de Massa Corporal pela fórmula: IMC = peso / (altura)2

Para calcular o seu IMC:

Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula:
IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros)

Clique na imagem e calcule:           ↓↓↓

http://www.calcule.net/imc.calculo.indice.de.massa.corporal.a.php

Faixa de IMC     Peso
Abaixo de 15     Extremamente abaixo do peso
Entre 15 e 16     Gravemente abaixo do peso
Entre 16 e 18,5     Abaixo o peso ideal
Entre 18,5 e 25     Faixa de peso ideal
Entre 25 e 30     Sobrepeso
Entre 30 e 35     Obesidade grau I
Entre 35 e 40     Obesidade grau II (grave)
Acima de 40     Obesidade grau III (mórbida)

Um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável. Uma pessoa com o índice de massa corporal entre 25 e 29,9 está acima do peso, e acima de 30 é considerado obeso.

Uma vez que o índice de massa corporal não mostra a diferença entre gordura e músculos, nem sempre é acurado ao predizer quando o peso pode resultar em problemas de saúde.
Por exemplo, alguém com muitos músculos (como um body builder) pode ter um índice de massa corporal na faixa não-sadio, mas mesmo assim ser saudável e ter pouco risco de desenvolver diabetes ou ter ataque cardíaco.

O índice de massa corporal também pode não ser preciso ao refletir a obesidade em indivíduos que são muito baixos (menos de 1,50 metros) e em pessoas mais velhas, as quais tende a perder massa muscular com a idade. Mas, para a maioria das pessoas, o índice de massa corporal é um método confiável para dizer se o seu peso está colocando sua saúde sob risco.

Circunferência da cintura

Excesso de peso, mensurado pelo índice de massa corporal, não é o único risco para a sua saúde. A localização da gordura em seu corpo também é. Se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido a onde a gordura está localizada.

Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa mas não a ponto de comprimir sua pele, e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça sua cintura.

Como o sobrepeso ou a obesidade afetam minha saúde?

O peso extra pode colocá-lo sob alto risco dos seguintes problemas de saúde:

Diabetes tipo 2 (alta taxa de açúcar no sangue)
Pressão sanguínea alta
Doenças cardíacas e ataque cardíaco
Alguns tipos de câncer
Apnéia do sono (quando a respiração para por curtos períodos durante o sono)
Osteoartrite (desgaste das articulações)
Enfermidade na vesícula biliar.
Enfermidade no fígado.
Períodos menstruais irregulares.

O que devo fazer se o meu índice de massa corporal ou medida da cintura são muito altos?

Caso seu índice de massa corporal esteja entre 25 e 30 e você está ainda assim saudável, tente evitar ganhar mais peso e procure maneiras saudáveis de perder peso e aumentar a atividade física. Converse com seu médico sobre perda de peso se:
Seu índice de massa corporal é de 30 ou mais, ou  seu índice de massa corporal está entre 25 e 30 e você tem:

Dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou  um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes, ou sua medida da cintura está acima de 88 centímetros (mulheres) ou 100 centímetros (homens) – mesmo que seu índice de massa corporal seja menor que 25 – e você tem:
Dois ou mais problemas de saúde listados anteriormente, ou um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes.
Um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável. Uma pessoa com o índice de massa corporal entre 25 e 29,9 está acima do peso, e acima de 30 é considerado obeso.
Uma vez que o índice de massa corporal não mostra a diferença entre gordura e músculos, nem sempre é acurado ao predizer quando o peso pode resultar em problemas de saúde.

A gordura em seu corpo  é, se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal .

 

ABC Medicos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: