Camu-camu -A fruta com maior concentração de vitamina C do Brasil

16 mar 2017 | By

A fruta camu-camu é pequena e pesa em média 8g. Cresce nas várzeas dos rios, principalmente na época das cheias dos rios amazonenses. Só que é azeda demais e é consumida apenas na forma de sorvetes, geleias e compotas. Por isso, a produção do camu-camu (Myrciaria dúbia) no Brasil ainda é baixa.
Dois pesquisadores da Embrapa querem alavancar a produção de camu-camu e tornar a cultura mais eficiente. Afinal, a fruta é grande fonte de vitamina C: supera o teor da acerola em 20 vezes e o do limão em 100 vezes. Os resultados foram compilados no livro de bolso A Cultura do Camu-Camu.
O livro faz parte da Coleção Plantar, coletânea de livros de bolso da Embrapa, e trata de diversos aspectos que envolvem o manejo do camu-camu, tais como as condições adequadas de clima, solo, meios de propagação e tratos culturais. Há também informações sobre valor nutricional, colheita, beneficiamento, conservação e rendimento industrial. A edição traz ainda ilustrações de como identificar frutos e ramos atacados por insetos-pragas.
A fruta é muito utilizada pelas empresas farmacêuticas para fabricação de cápsulas de vitamina, segundo Walnice Nascimento, uma das coautoras do livro. “O camu-camu tem um grande potencial que ainda precisa ser explorado no Brasil”, diz ela, que divide a autoria da publicação com o pesquisador José Urano de Carvalho, ambos da Embrapa.
No Brasil, é cultivado principalmente no Pará, no Amazonas e em algumas fazendas de São Paulo, em Mirandópolis e Iguape. Ainda que no país a cultura seja incipiente, o Peru é grande produtor e exportador da fruta. De lá, o camu-camu é exportado para o Japão, Estados Unidos e para a União Européia, através da Holanda.
Ainda pouco domesticada, a planta não tem uma produção tão eficiente. Por ser uma planta de várzea, ela também não está plenamente adaptada ao solo firme. O melhoramento por seleção, no Brasil, começou apenas em 2008. Desde então, foram feitos diversos trabalhos de caracterização química da fruta em diversas universidades brasileiras. Atualmente, a Embrapa também está analisando variedades selecionadas geneticamente.
Dez cientistas da Embrapa – engenheiros químicos, melhoristas, fitotecnistas, fitopatologistas, nutricionistas e geneticistas – trabalham com essa produção. O livro foi resultado de diversos testes de cultivo e de compilações de outros trabalhos, principalmente peruanos.

Para que serve camu camu?
Tanto as folhas, quanto as frutas são utilizadas como medicamento para tratar:

Infecções virais, incluindo herpes, herpes labial, gripes e resfriados;
Problemas oftalmológicos, como catarata e glaucoma;
Asma;
Aterosclerose;
Fadiga crônica;
Gengivite e outras doenças da gengiva;
Depressão;
Cefaleias;
Osteoartrite;
Artrite reumatoide

Benefícios do camu camu
Os benefícios do camu camu estão diretamente ligados ao aumento da imunidade, devido a seu alto teor de vitamina C;
Atua na formação de colágeno, por esse motivo, é ótimo para a pele;
Efeito antioxidante, agindo sobre os radicais livres;
Ajuda no processo de coagulação do sangue;
Pode diminuir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago e boca;
Ajuda a prevenir o aparecimento de catarata;
Evita a formação de hematomas;
Protege o organismo dos efeitos danosos causados pela poluição;
Previne o escorbuto;
Acelera a cicatrização de feridas;
Está diretamente ligado à produção de hormônios anti-estresse, entre eles: adrenalina e noradrenalina;
Elimina toxinas do corpo;
Protege o cérebro de doenças degenerativas;
Melhora o humor. Alguns estudos relatam que alguns pacientes abandonaram o uso de medicamentos antidepressivos após incorporarem camu camu às suas dietas;
Evita a anemia ferropriva;
Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino. Discutiremos isso num tópico à parte.
Ajuda a perder peso. Também falaremos sobre isso em separado

Benefícios do camu camu para a musculatura
O alto teor de vitamina C do camu camu e suas propriedades têm sido estudadas em relação à pratica de esportes e fisiculturismo.
Ela está diretamente ligada à recuperação muscular, principalmente por ser antioxidante. Essa propriedade permite que as células da musculatura sejam protegidas dos radicais livres, dessa forma, o pós-treino será muito mais eficiente.
Além disso, a vitamina C está presente na formação do colágeno, que é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, portanto, as chances de lesões durante o treinamento serão menores.

O ferro é importante para aumentar a força e performance nas atividades físicas. Graças à vitamina C do camu camu, a absorção do ferro será facilitada.
E, por fim, os hormônios esteroides, entre eles a testosterona, ajudam na disposição para os treinamentos. As propriedades do camu camu favorecem a formação e a liberação desses hormônios no organismo.
Por ser um aliado na construção do tônus muscular, o camu camu, com suas vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes, pode ajudar na recuperação muscular, bem como no seu fortalecimento.

Camu Camu  , Propriedades

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: