Detox – dieta desintoxicante para uma boa saúde. Fique em forma

07 abr 2017 | By


A dieta detox é uma dieta desintoxicante. A dieta oferece um sentimento de limpeza de forma que seu corpo se sinta mais leve e saudável. A dieta é basicamente constituída por uma mudança alimentar onde você passa a ingerir somente alimentos que possuam, além componentes saudáveis, rígidos controles de toxinas e eliminação de produtos que ficam arraigados em seu interior e que fazem com que, a longo prazo, seu corpo passe a acumular gordura e consequentemente a engordar.

detoxO que é dieta Detox?
Como e quem pode fazer a dieta detox?

A dieta detox é basicamente uma faxina no corpo. Talvez nenhuma outra dieta que você tentou tenha surtido o efeito desejado por conta das toxinas que seu corpo já trás de longa data. Então este tipo de dieta desintoxicante deve ser o início de outras dietas que você possa vir a fazer. No final, toda dieta muda somente o nome, o método e os ingredientes.
A dieta detox é recomendada para pessoas que não conseguem dormir tranquilamente, sofrem com dores de cabeça e alta fadiga, fazendo com que no final do dia a pessoa se sinta altamente cansada e sem ânimo. Com tanta coisa negativa não ser humano que consiga ter força de vontade o suficiente para iniciar ou manter uma dieta na íntegra. Então a dieta detox deve ser o seu primeiro passo para iniciar sua mudança.
Os aditivos alimentares, agrotóxicos, álcool, tabaco, metais pesados, medicamentos, substâncias liberadas de embalagens plásticas, poluentes do ar e da água são chamados de xenobióticos, que são contaminantes químicos insolúveis,estranhos ao nosso organismo, geralmente armazenados no tecido adiposo (tecido de gordura). O seu acúmulo pode trazer prejuízo à saúde e ao funcionamento do corpo, sendo essas toxinas os gatilhos para o processo inflamatório e para doenças crônicas.
Tem por objetivo diminuir os impactos negativos desses xenobióticos no funcionamento do corpo. O objetivo dessa dieta é ajudar o organismo, principalmente o fígado, a transformar os compostos insolúveis em solúveis, os quais são passíveis de eliminação através da urina e das fezes. Esse processo é dependente de uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, enxofre, flavonóides, carotenos e aminoácidos como glicina, taurina, metionina e gutamina.

Os benefícios
Veja uma rápida e pequena lista sobre os benefícios que a dieta detox fará ao seu organismo após o cumprimento da dieta na íntegra.
Agem como diurético combatendo a retenção de líquidos;
Estimulam o funcionamento do sistema imunológico;
Melhoram o sistema digestivo;
Estimulam o funcionamento do intestino;
Hidratam a pele;
Melhoram o sono;
Aumentam a disposição;
Estimulam o desempenho da memória.
Você terá energia e bem-estar após se levantar pela manhã e ao final de um dia inteiro de trabalho.
Terá uma significativa melhoria da alimentação
Suas acnes irão embora
Diminuição gradual da celulite.
Redução de enxaquecas devido a hipersensibilidades, diminuição das dores de cabeças diárias e eliminará bastante toxina.
A predominância de alimentos diuréticos e ricos em fibras em sua composição, em especial nos primeiros dias, a dieta favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal total.

– ALIMENTOS PERMITIDOS NO PERÍODO DA DIETA DETOX:

. Água, Chá verde, chá branco
. Vegetais da família das brássicas (couve, couve flor, brócolis, couve de bruxelas, repolho)
. Alecrim, cúrcuma (açafrão) e gengibre
. Uva vermelha (orgânica) e suco orgânico de uva vermelha
. Oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanha do pará, macadâmia)
. Cereais sem glúten, como de arroz, milho, quinua, amaranto
. Soja e derivados (tofu, missô, proteínas)
. Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)
. Frutas de preferência naturais (exceto as cítricas)
. Vegetais frescos ou congelados
. Mel em pequenas quantidades
. Temperos sal, vinagre de maçã, azeite e todas as ervas naturais
. Carne de peixe e de frango (orgânico)
. Alimentos diuréticos (melancia, melão, limão, abacaxi, maracujá, agrião, alface, repolho, tomate, broto de feijão, alcachofra, pepino, erva-doce, salsa, berinjela, endívia, hortelã, salsão)

– EVITAR NO PERÍODO DE DETOXIFICAÇÃO:

. Medicamentos que não sejam de uso contínuo
. Alimentos alergênicos (amendoim, leite e derivados, glúten (trigo, aveia, centeio), frutas cítricas, crustáceos)
. Gorduras hidrogenadas e excesso de saturadas e frituras
. Farinha refinada
. Carnes,embutidos (salsicha, presunto, linguiça) e enlatados e vísceras
. Doces, açúcar e refrigerantes
. Aditivos alimentares e produtos industrializados: cafeína, bromato, gorduras trans, corantes, nitrato de potássio, nitrato de sódio, glutamato monossódico, adoçantes artificiais (sacarina, ciclamato, aspartame)
– Excesso de sal

RECEITA PARA SUBSTITUIÇÃO DO SAL

– 1 colher de sopa de manjericão
– 1 colher de sopa rasa de salsa
– 1 colher de sopa de orégano
– ½ colher de sopa de tomilho
Todos secos, só misturar e guardar em pote fechado em temperatura ambiente pode-se adicionar a molhos e carnes durante o cozimento ou sobre os pratos depois de prontos.

A dieta detox deve ser feita por período curto e ser sempre orientada por um nutricionista, pois há exclusão de vários alimentos e só o nutricionista pode ajudá-lo quanto a substituição dos mesmos para que o cardápio fique balanceado, respeitando as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais recomendada. Pode variar de um a dois dias, período em que somente líquidos são permitidos, ou até mesmo se estender por uma semana até 10 dias
Abra sua mente e experimente os componentes pois irão te fazer super bem. Apesar dos nomes e preconceitos em relação a determinados tipos de alimentos, eles irão fazer super bem ao seu organismo e após o período de desintoxicação você estará limpa(o) para iniciar outras dietas e perder peso e emagrecer.

O principal objetivo desta dieta é a desintoxicação do seu corpo.

A ideia desta dieta literalmente te limpar por dentro. Fazendo seu organismo funcionar 100% como deveria. Após finalizar você com certeza se sentirá diferente e mais disposta(o) a prosseguir com seus planos para o próximo verão sequinha ou sequinho para curtir com os amigos.
Ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras – também chamados de alimentos detox – são os grandes responsáveis pela eliminação dessas toxinas. Eles agem junto com o fígado e tem a capacidade filtrar e eliminar as substâncias nocivas do organismo.

Nutricionista Flávia Hanusch

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: