Guaraná, contém quatro vezes mais cafeína que o próprio café

25 mar 2017 | By

guaraná


O guaraná em pó, derivado do mesmo fruto que dá origem ao refrigerante, é consumido por suas propriedades estimulantes.
guarana-em-po A principal delas é a cafeína em alta concentração. É utilizado para combater o cansaço físico e mental. Por ser mais fraco do que os demais inibidores de sono e ser associado a propriedades naturais da fruta, costuma ser considerado inofensivo. O risco de dependência é baixo: quando ocorre, é devido à cafeína.
A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
Propriedades
Estimulando a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o pó de guaraná é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho. Previne também cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até mesmo a arteriosclerose.
Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.

Benefícios do guaraná e do guaraná em pó

Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
Funciona como um energético natural proporciona mais energia e disposição.
Facilita a capacidade de concentração e raciocínio.
Ajuda diminuir o excesso de glicose e colesterol.
Age como um regulador intestinal.
Melhora enxaquecas e dores de cabeça em geral.
Age como um tônico revigorante e rejuvenescedor.

O guaraná, assim como outros antioxidantes, como o Resveratrol presente na uva e a vitamina C, tem efeitos no controle da entrada da glicose para dentro da célula, que é a primeira etapa para gente se tornar obeso. Ou seja, o guaraná ajuda a controlar o peso.
O guaraná é uma planta da Amazônia, que é encontrado em partes da Venezuela e do Brasil. A planta contém frutas que têm uma série de benefícios à saúde, incluindo a capacidade de queimar gordura e aumentar a energia, entre outros. Hoje, uso comum de guaraná é nas bebidas energéticas e bebidas esportivas para a nutrição, devido a seus efeitos energizantes. Não deixe de consultar o seu prestador de cuidados de saúde para obter informações completas sobre guaraná e seus efeitos, principalmente um nutricionista para ajudá-lo a colocar a melhor dose de guaraná possível em sua dieta.

Energia
Um dos mais poderosos benefícios do guaraná são os seus efeitos energizantes. Guaraná tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, e as sementes das plantas proporcionam efeitos da cafeína ainda mais elevados do que bebidas com cafeína típicas, incluindo o café. Guaraná pode ser mais eficaz do que o café no que diz respeito ao seu poder energético, já que o guaraná é libertado mais lentamente no corpo para fornecer energia sustentada. A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomada em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

Perda de peso
Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O guaraná é usado hoje em certas bebidas energéticas e suplementos de perda de peso para apoiar a perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome.
Guaraná efetivamente promove a perda de peso dando um pontapé inicial do sistema nervoso para induzir o processo de lipólise. Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Tomando guaraná aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

Consumo do guaraná
Esta é a fruta do guaraná. Seu consumo está associado a inúmeros benefícios de saúde, incluindo o ganho de energia para as atividades do dia a dia.

Saúde Intestinal
Além de energização e efeitos de perda de peso, o guaraná também oferece uma série de benefícios médicos para o corpo. Guaraná estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de prisão de ventre. Além disso, o guaraná é efetivo para o tratamento de outras complicações do intestino, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema.

Formas de consumo do guaraná
O guaraná vem em uma variedade de formas. Na sua forma mais natural, guaraná é uma pasta seca feita a partir das sementes da planta. Ele está disponível comercialmente como xaropes, extratos, comprimido ou cápsulas, suplementos e aditivos para bebidas energéticas. Quando incorporados em produtos para perda de peso, é geralmente combinado com efedrina, outro estimulante de perda de peso. O guaraná em pó é a forma mais concentrada do guaraná e sue consumo deve ser feito com cautela, pois pode causar até palpitações. Consulte o seu profissional de saúde para obter mais informações sobre as formas de guaraná e informação sobre a dosagem, principalmente se você ou sua família tem histórico de problemas do coração. É saudável o consumo de guaraná, mas com responsabilidade.

Quantidade Recomendada
Tomar uma colher de café (pequena) de guaraná em pó com um copo de água (ou sua bebida preferida) em jejum, de preferência pela manhã. Caso necessite de energia suplementar, tomar dose similar nas primeiras horas da tarde.

Cuidado: Guaraná demais é um perigo, principalmente para quem tem insônia ou é hipertenso.

Efeitos colaterais se consumido em excesso
Insônia, nervosismo, taquicardia, palpitações e gastrite. Além disso, pode ocorrer dependência. Não são conhecidos riscos para a saúde ou efeitos colaterais com a administração correta das dosagens.

Saúde.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: