Olhos vermelhos, cansados, irritados como tratar de forma rápida e simples.

26 mar 2017 | By


O Brasil registrou 66,3 milhões de brasileiros com acesso à web em 2009, considerando conexão em casa, no trabalho e em locais públicos, informou o Ibope Nilsen Online. O número de internautas ativos no Brasil atingiu 36,6 milhões em dezembro. Nesse mesmo período, o Brasil registrou uma média de 44 horas mensais navegadas, superando Estados Unidos (40 horas), Austrália (39 horas) e França (38 horas), ficando novamente na liderança de médias de navegação.

Com tanto tempo diante da tela do computador, o mais provável é que os sintomas da Síndrome de Visão de Computador (CVS) – olhos irritados, vermelhos, coceira,olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares – apareçam como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja) – e a problemas oculares pré-existentes: miopia, hipermetropia, presbiopia. Os hábitos inadequados de uso do computador, por horas sem descanso, também integram esta lista. ( Dr. Virgilio Augusto Miguel Doldan Centurion
Oftalmologia – CRM 13454/SP )

Os olhos cansados é um problema que muitas pessoas sofrem no dia a dia, especialmente aqueles que têm que passar várias horas em frente ao computador, lendo, estudando, etc. Este hábito faz com que a vista se canse e os olhos se desidratem, se irritem e fiquem vermelhos, dando lugar a diversos incômodos e inclusive a um mal-estar generalizado. Se deseja relaxar seus olhos ao longo do dia ou depois de uma dura jornada de trabalho, pode recorrer a simples tratamentos naturais que ajudarão você a descongestionar a zona e ter um olhar bem mais descansado. Descubra os melhores remédios caseiros para os olhos cansados.

Alergias , olhos irritados

Sem dúvida você já passou por isso alguma vez. Dor, irritação, esse tom vermelho tingindo seus olhos… o perigo de uma infecção ocular é que ela pode evoluir para uma conjuntivite e passar rapidamente de um olho para o outro. Mas, por que nossos olhos são infectados?
A infecção é causada por agentes externos, pequenos metais, por exemplo, ou elementos no ambiente aos quais talvez sejamos alérgicos, como pode ocorrer com o pólen ou inclusive com partículas em suspensão no ar. Também precisamos considerar a limpeza de nossas mãos e o perigo de esfregarmos os olhos quando as mesmas estiverem sujas.
Assim, se você estiver exposto a qualquer uma dessas situações, faça um exercício de prevenção: pisque mais vezes. Uma das causas do olho seco evaporativo está ligada à diminuição no número de piscadas. É muito comum, por exemplo, o ressecamento dos olhos quando se está concentrado em alguma atividade em frente ao computador. “Quando você abre o olho, a lágrima cobre a superfície, mas conforme o tempo passa, ela vai secando. Ao piscar, você manda essa lágrima velha embora e traz uma nova. É um processo de renovação”, alerta o doutor.
Essa também é uma das causas mais comuns para que nossos olhos se irritem e fiquem vermelhos. A luz desses dispositivos – incluindo os celulares – é muito maléfica para os órgãos de nossa visão. Os olhos se irritam, sobrecarregam, e inclusive perdemos a acurácia ao enxergar, por isso, é imprescindível que façamos pequenos descansos quando trabalharmos muitas horas em frente ao computador.

Apesar da maior causa do olho seco ainda ser o processo natural de envelhecimento, toda a população está sujeita a desenvolver a doença.
Um estudo inédito na América Latina, que está sendo realizado pela após, indica que cerca de 10% da população do país pode ser portadora da doença, número que no Brasil, representaria algo em torno de 18 milhões de pessoas. O cuidado em pessoas mais velhas, no entanto, deve ser redobrado, principalmente nas mulheres, que passam a produzir menos lágrimas após a menopausa.
Algumas pessoas não conseguem manter uma boa umidade nos olhos, assim, eles ressecam e se tornam mais sensíveis ao ambiente, recebem o impacto de partículas encontradas no ar e acabam com uma grave congestão.
A razão para que nossos olhos não tenham a umidade adequada para estarem hidratados pode estar, em alguns casos, relacionada a algumas doenças. Será sempre o seu médico quem dará o melhor diagnóstico.
Portanto, se você sente os olhos vermelhos, irritados ou com ardor, tem a sensação de areia nos olhos, enxerga embaçado ou com dificuldade, procure imediatamente um oftalmologista.
Tratamento

Normalmente, existem quatro tipos de tratamento para o olho seco. O uso de colírios lubrificantes, colírios anti-inflamatórios, medicamentos orais que aumentam a produção de lágrima ou medicamentos nutritivos para melhorar a qualidade da lágrima (uso de substâncias ricas em ômega 3, óleo de peixe ou óleo de linhaça). Se nenhum destes tratamentos surtirem efeito pode haver o tamponamento do canalículo lacrimal, um canal bem pequeno que fica no canto da pálpebra, perto do nariz. Este método evita que a lágrima escorra e deixa o olho permanentemente umedecido.
Plantas medicinais para os olhos cansados
No âmbito da fitoterapia, é possível encontrar ótimas plantas com propriedades medicinais muito benéficas para a fadiga ocular e para aliviar os olhos cansados de forma eficaz e completamente inofensiva. Entre as opções que podem proporcionar um maior bem-estar, destacam-se as seguintes:
Camomila: é excelente para o tratamento de condições oculares como a conjuntivite ou os terçóis, mas graças às suas propriedades anti-inflamatórias, também é boa para reduzir o inchaço e descongestionar toda a área quando os olhos estão cansados e avermelhados. Depois do seu uso, notará um grande alívio e um olhar bem mais descansado e fresco. Para a utilizar, só tem que preparar uma infusão de camomila, esperar esfriar, embeber duas gazes ou discos de algodão nela e colocar sobre as pálpebras durante uns 20 minutos.
Funcho: é uma planta que se utiliza como colírio natural, já que pode ajudar a acalmar a irritação ocular e prevenir infecções que possam afetar a saúde dos olhos. Neste caso, terá que apertar o fruto de funcho para obter seu suco e aplicar este sobre os olhos com uma gaze limpa.
Malva: outra planta que pode ser ideal para combater a secura ocular e a irritação que pode originar a vista cansada. Prepare também uma infusão de malva, deixe esfriar, coe e aplique sobre os olhos com umas gazes empapadas.
Saquinhos de chá frios: Se costuma tomar chá em casa, pode guardar uns saquinhos que já tenha utilizado e utilizá-los como tratamento natural para os olhos cansados. A sua ação depurativa, diurética e desinflamante, é o que precisa para evitar a acumulação de líquido na zona, diminuir o inchaço e conseguir um olhar descansado.
Introduza os saquinhos de chá na geladeira, espere que estejam muito frios, e nesse momento, já poderá retirar e aplicar sobre as pálpebras, deixando que surtam efeito durante aproximadamente 15 minutos
Água fria: Muitas vezes, as medidas mais simples são as que oferecem melhores resultados; e para conseguir alívio no caso de fadiga ocular, pode ser suficiente refrescar o rosto e a zona dos olhos com um pouco de água fria. Em temperatura fria, a água proporcionará um grande alívio, relaxamento e, além disso, contribuirá para que as pálpebras estejam menos inchadas e os olhos menos avermelhados.
Molhar um pano limpo com água fria: escorrer e colocar sobre a área dos olhos para acalmá-los; se optar por este método, deite-se e repouse um bom tempo.
Gel de aloe vera: São muitos os benefícios reconhecidos do aloe vera para a saúde do organismo, e entre eles também está o magnífico cuidado que oferece para os olhos. Conta com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes, por isso é sem dúvida uma grande alternativa para combater o cansaço ocular, descongestionar a área e reduzir a sensação de ardor e peso. Além disso, diversos estudos têm revelado os seus efeitos positivos para proteger os olhos dos raios UV do sol e melhorar a sua saúde no caso de cataratas, degeneração da retina ou doenças na córnea.
O melhor é adquirir o gel que se encontra no interior de uma folha de babosa e aplicá-lo diretamente por todo o contorno dos olhos, deixando que atue durante 15 minutos. Outra opção é comprar um gel de aloe vera puro e usá-lo do mesmo modo ou embeber uma gaze com o líquido e colocar sobre as pálpebras.
Extrato de eufrásia e calêndula: plantas medicinais com propriedades oftálmicas essenciais para a cura da irritação e vermelhidão dos olhos.
Quando se trata de irritação nos olhos por secura provocada pelo ambiente, como o vento ou o sol, contato com fumaça ou presença de pó, é aconselhável lavá-los bem. Para isso, o remédio mais eficiente é a infusão de eufrásia, uma vez que conta com propriedades oftálmicas e anti-inflamatórias ideais para combater a irritação. Ferva uma xícara de água e duas colheres de sopa de ervas secas de eufrásia. Deixe-a durante três minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Em seguida, embeba um pano ou discos de algodão e lave seus olhos com muito cuidado e sem esfregar.
Um dos remédios caseiros mais populares e estendidos para tratar a irritação ocular é aplicar compressas de camomila ou chá preto nos olhos. Para isso, prepare uma infusão de camomila ou chá preto, deixe-a esfriar, mergulhe um pano limpo nela e torça bem para eliminar o excesso de líquido. Em seguida, coloque sobre as pálpebras fechadas durante 10-15 minutos, entre quatro a cinco vezes ao dia. É aconselhável que esteja deitado, assim, ao mesmo tempo que a infusão faz efeito, descansa a vista.
Um dos remédios mais eficazes para aliviar os olhos irritados é, simplesmente, descansar a vista durante duas ou três horas. Tendo em vista que entre as causas mais comuns estão forçar a vista para ler ou permanecer durante um período de tempo longo em frente a uma tela, a maioria dos casos é solucionada proporcionando aos olhos aquilo que mais precisam, descanso.

Por último, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para aliviar os olhos irritados é o pepino. Corte rodelas finas e coloque uma em cada olho durante 10-15 minutos, quatro ou cinco vezes ao dia. Esse remédio pode ser combinado com os anteriores para maior eficácia.
Em qualquer caso, não deve esfregar seus olhos já que pioraria a irritação e, no caso de uma infecção ocular, poderia agravar os danos. Se a vermelhidão, dor, mal-estar e irritação em geral não diminuírem e sim aumentarem, ou vierem acompanhadas de outros sintomas como febre, tontura, visão turva, vômitos, etc., não hesite em consultar um especialista imediatamente.
Alguns fatores que podem contribuir para o olho seco:
Ambiente: O contato constante com o ar-condicionado, a poluição ou a exposição por um longo período em frente à TV ou ao computador podem causar a evaporação excessiva da lágrima.
Medicamentos: A utilização contínua de descongestionantes e anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).
Lentes de Contato: as lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco.
Doenças Sistêmicas: Algumas doenças sistêmicas e autoimunes podem contribuir com a diminuição da quantidade de lágrimas, pois erroneamente as células de defesa atacam as glândulas produtoras de lágrimas e saliva do organismo.

Inchaço das Palpebras

Uveite saiba mais:

Moscas volantes nos olhos ! (não são insetos não)

Alimentos para melhoras sua visão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: