Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra. Rio Grande do Sul
O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul , 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha – marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense – suas causas e ensinamentos.
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu em sucessivos e espetaculares combates, segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte de Bento Goançalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região.
Entre as principais causas do levante, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.
Mas, além disso, a Revolução Farroupilha transformou-se em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais, e, talvez, principalmente ideológicos, que orientam a sociedade gaúcha até hoje.
Apesar da guerra, do ataque constante do poder imperial, os rebeldes farrapos mantiveram a atividade econômica, desenvolveram as estruturas de poder, tanto civil quanto militar, e introduziram revolucionárias práticas democráticas.
A Revolução Farroupilha, portanto, deixou muitos ensinamentos, dentre os quais, certamente, destacam-se o sentimento de soberania em relação ao poder central, o profundo espírito de integração da sociedade com o poder público e um grande senso de patriotismo.
Tal reconhecimento ensejou ao povo sulino, sensorialmente, o sentimento de firmeza de caráter e de ação dos seus ancestrais, sensibilizando-o como um seu predestinado continuado no tempo e no espaço.
Além do registro das atividades, ouve crescimento da participação da sociedade gaúcha nas comemorações de sua data máxima.
O Rio Grande, da mesma forma que o Brasil, vive um grande desafio, de busca de um novo caminho para as relações econômicas, políticas e sociais; momento em que não pode prescindir da experiência histórica acumulada pelo povo, como contribuição fundamental para o sucesso dessa tarefa que está colocada para a atual e futuras gerações.
O lema dos farroupilhas, escrito na bandeira do Rio Grande do Sul – Liberdade, Igualdade, Humanidade – com a certeza de que, juntos, podemos transformar tais valores em realidade viva, expressa nos sentimentos e na ação de cada cidadão cidadão deste País.
Rio Grande do Sul a força de um estado quase soberano, se despede do mes que marcou sua história com Orgulho e honra.
Pesquisa e reportagem: Rick Reymond
Um seriado muito importante foi transmitido na rede Globo de televisão A casa das sete mulheres e encenava claramente o que foi a guerra dos farrapos inclusive quem fazia o Giuseppe Garibaldi era o ator Thiago Lacerda, mas claro que Os protagonistas italianos da Revolução Farroupilha Foi princimpalmente Annita Garibaldi Jallet personagem de Giovanna antonelli um trexo da serie.
Uma grande História assisti todo o seriado.
Se não fosse a Revolução farroupilha hoje não seriamos um estado nem santa catarina nem Parana seriam separados de Sao Paulo … tudo seria um estado só!
Lutamos para deixar de ser dependendentes dos poderes paulistas , e hoje somos um estado independente, Santa catarina e Parana conseguiram tambem sua independendencia após isso …
Por isso SP até hj tem certa rivalidade com o RS
Mas, bah tche! EU SOU DO SUL! É SÓ OLHAR PRA VER QUE EU SOU DO SUL!
Adorei a homenagem ao nosso povo. Tenho orgulho do meu sotaque, da minha terra, da minha gente e da nossa História cujas lutas nos fortaleceram e nos tornaram soberanos porque nosso lema é acima de tudo: LIBERDADE! IGUALDADE! HUMANIDADE!
Acho que este vídeo resume todo o sentimento que cultivamos por esta terra tão amada.
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Jorge Linhaça
Vou falar nesta homenagem;
não do heroísmo da revolução;
mas falar do que poucos sabem;
de onde veio a sua inspiração.
Era o Rio Grande província;
produtora de muitas riquezas:
mas o superavit que produzia;
ia todo para as mãos da realeza.
Sobre o charque ali produzido;
sobretaxas eram sempre criadas;
e com a independencia do Uruguai;
a coisa ficou ainda mais piorada.
A produção era sempre escoada;
para as terras do estrangeiro:
pela falta da existência de estradas;
castigando o povo pampeiro.
Também o dinheiro falso derramado;
um quinto do que por lá circulava;
Tornaram o povo mais desconfiado;
depois de uma solução malfadada.
O partido dos farroupilhas;
No Rio Grande fundado;
queria uma melhor partilha;
do imposto ali arrecadado.
Pois o dinheiro que ali sobrava;
era usado em outras províncias;
nada lá em melhorias se aplicava;
a solução foi então criar as milicias.
Foram duros os grandes combates;
contra as forças dos legalistas;
mas finda a guerra, logrou-se destarte;
muitas e importantes conquistas.
Todas as exigências dos revoltosos;
acabaram por ser. enfim, acatadas;
deixando os gaúchos orgulhosos;
Dessa sua auspiciosa empreitada.
Linda Rosenstar
Gaúcha e tradicionalista com Orgulho!
:)