Os vírus mais famosos da história
Uns foram por acidente, outros por maldade mesmo: confira os vírus mais conhecidos da história da internet:
Concept, 1995
Distribuído acidentalmente com um CD-ROM distribuído pela Microsoft, foi o primeiro a infectar documentos Word.
Chernobyl, 1998
Liberado no dia do aniversário do desastre de Chernobyl, corrompia informações críticas do sistema, paralisando o computador.
Melissa, 1999
Forçou empresas Microsoft e Intel a desligar seus gateways de e-mail tamanho o volume de mensagens infectadas. Seu criador foi condenado a 40 anos de prisão por causar danos de mais de US$ 80 milhões.
ILoveYou, 2000
O vírus do amor infectava um usuário e se auto-enviava para todos os contatos da sua lista. Roubava senhas e enviava ao seu criador, um filipino.
Anna Kournikova, 2001
Quem clicou na suposta foto da tenista russa que circulava por e-mail em 2001, se deu mal. O vírus apenas passava para frente a pegadinha, disparando a mesma mensagem para seus contatos.
Nimda, 2001
Tornou-se o vírus mais propagado da internet em apenas 22 minutos. Casou mais de US$ 635 milhões em danos.
Blaster, 2003
Infectava computadores Windows, fazendo a máquina reiniciar sozinha. Infectou grandes empresas, como a BMW, e até o Banco Central americano.
MyDoom, 2004
Bateu novos recordes, espalhando-se mais rápido que qualquer vírus até então. Usou as máquinas infectadas para lançar ataques de negação de serviço contra o site da Microsoft, entre outros.
Sasser, 2004
Seus danos tiveram consequências no mundo físico, para além dos computadores, fazendo a Delta Air Lines cancelar 40 voos transatlânticos e trens australianos falharem. Seu criador era um adolescente alemão.
Storm, 2007
Surgiu como uma suposta notícia sobre o mau tempo na Europa. Infectou milhões de PCs, usados depois por hackers para enviar spams e roubar identidades.