Olhos vermelhos, cansados, irritados como tratar de forma rápida e simples.
O Brasil registrou 66,3 milhões de brasileiros com acesso à web em 2009, considerando conexão em casa, no trabalho e em locais públicos, informou o Ibope Nilsen Online. O número de internautas ativos no Brasil atingiu 36,6 milhões em dezembro. Nesse mesmo período, o Brasil registrou uma média de 44 horas mensais navegadas, superando Estados Unidos (40 horas), Austrália (39 horas) e França (38 horas), ficando novamente na liderança de médias de navegação.
Com tanto tempo diante da tela do computador, o mais provável é que os sintomas da Síndrome de Visão de Computador (CVS) – olhos irritados, vermelhos, coceira,olhos secos ou lacrimejamento, fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares – apareçam como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja) – e a problemas oculares pré-existentes: miopia, hipermetropia, presbiopia. Os hábitos inadequados de uso do computador, por horas sem descanso, também integram esta lista. ( Dr. Virgilio Augusto Miguel Doldan Centurion
Oftalmologia – CRM 13454/SP )
Os olhos cansados é um problema que muitas pessoas sofrem no dia a dia, especialmente aqueles que têm que passar várias horas em frente ao computador, lendo, estudando, etc. Este hábito faz com que a vista se canse e os olhos se desidratem, se irritem e fiquem vermelhos, dando lugar a diversos incômodos e inclusive a um mal-estar generalizado. Se deseja relaxar seus olhos ao longo do dia ou depois de uma dura jornada de trabalho, pode recorrer a simples tratamentos naturais que ajudarão você a descongestionar a zona e ter um olhar bem mais descansado. Descubra os melhores remédios caseiros para os olhos cansados.
Sem dúvida você já passou por isso alguma vez. Dor, irritação, esse tom vermelho tingindo seus olhos… o perigo de uma infecção ocular é que ela pode evoluir para uma conjuntivite e passar rapidamente de um olho para o outro. Mas, por que nossos olhos são infectados?
A infecção é causada por agentes externos, pequenos metais, por exemplo, ou elementos no ambiente aos quais talvez sejamos alérgicos, como pode ocorrer com o pólen ou inclusive com partículas em suspensão no ar. Também precisamos considerar a limpeza de nossas mãos e o perigo de esfregarmos os olhos quando as mesmas estiverem sujas.
Assim, se você estiver exposto a qualquer uma dessas situações, faça um exercício de prevenção: pisque mais vezes. Uma das causas do olho seco evaporativo está ligada à diminuição no número de piscadas. É muito comum, por exemplo, o ressecamento dos olhos quando se está concentrado em alguma atividade em frente ao computador. “Quando você abre o olho, a lágrima cobre a superfície, mas conforme o tempo passa, ela vai secando. Ao piscar, você manda essa lágrima velha embora e traz uma nova. É um processo de renovação”, alerta o doutor.
Essa também é uma das causas mais comuns para que nossos olhos se irritem e fiquem vermelhos. A luz desses dispositivos – incluindo os celulares – é muito maléfica para os órgãos de nossa visão. Os olhos se irritam, sobrecarregam, e inclusive perdemos a acurácia ao enxergar, por isso, é imprescindível que façamos pequenos descansos quando trabalharmos muitas horas em frente ao computador.
Apesar da maior causa do olho seco ainda ser o processo natural de envelhecimento, toda a população está sujeita a desenvolver a doença.
Um estudo inédito na América Latina, que está sendo realizado pela após, indica que cerca de 10% da população do país pode ser portadora da doença, número que no Brasil, representaria algo em torno de 18 milhões de pessoas. O cuidado em pessoas mais velhas, no entanto, deve ser redobrado, principalmente nas mulheres, que passam a produzir menos lágrimas após a menopausa.
Algumas pessoas não conseguem manter uma boa umidade nos olhos, assim, eles ressecam e se tornam mais sensíveis ao ambiente, recebem o impacto de partículas encontradas no ar e acabam com uma grave congestão.
A razão para que nossos olhos não tenham a umidade adequada para estarem hidratados pode estar, em alguns casos, relacionada a algumas doenças. Será sempre o seu médico quem dará o melhor diagnóstico.
Portanto, se você sente os olhos vermelhos, irritados ou com ardor, tem a sensação de areia nos olhos, enxerga embaçado ou com dificuldade, procure imediatamente um oftalmologista.
Tratamento
Normalmente, existem quatro tipos de tratamento para o olho seco. O uso de colírios lubrificantes, colírios anti-inflamatórios, medicamentos orais que aumentam a produção de lágrima ou medicamentos nutritivos para melhorar a qualidade da lágrima (uso de substâncias ricas em ômega 3, óleo de peixe ou óleo de linhaça). Se nenhum destes tratamentos surtirem efeito pode haver o tamponamento do canalículo lacrimal, um canal bem pequeno que fica no canto da pálpebra, perto do nariz. Este método evita que a lágrima escorra e deixa o olho permanentemente umedecido.
Plantas medicinais para os olhos cansados
No âmbito da fitoterapia, é possível encontrar ótimas plantas com propriedades medicinais muito benéficas para a fadiga ocular e para aliviar os olhos cansados de forma eficaz e completamente inofensiva. Entre as opções que podem proporcionar um maior bem-estar, destacam-se as seguintes:
Camomila: é excelente para o tratamento de condições oculares como a conjuntivite ou os terçóis, mas graças às suas propriedades anti-inflamatórias, também é boa para reduzir o inchaço e descongestionar toda a área quando os olhos estão cansados e avermelhados. Depois do seu uso, notará um grande alívio e um olhar bem mais descansado e fresco. Para a utilizar, só tem que preparar uma infusão de camomila, esperar esfriar, embeber duas gazes ou discos de algodão nela e colocar sobre as pálpebras durante uns 20 minutos.
Funcho: é uma planta que se utiliza como colírio natural, já que pode ajudar a acalmar a irritação ocular e prevenir infecções que possam afetar a saúde dos olhos. Neste caso, terá que apertar o fruto de funcho para obter seu suco e aplicar este sobre os olhos com uma gaze limpa.
Malva: outra planta que pode ser ideal para combater a secura ocular e a irritação que pode originar a vista cansada. Prepare também uma infusão de malva, deixe esfriar, coe e aplique sobre os olhos com umas gazes empapadas.
Saquinhos de chá frios: Se costuma tomar chá em casa, pode guardar uns saquinhos que já tenha utilizado e utilizá-los como tratamento natural para os olhos cansados. A sua ação depurativa, diurética e desinflamante, é o que precisa para evitar a acumulação de líquido na zona, diminuir o inchaço e conseguir um olhar descansado.
Introduza os saquinhos de chá na geladeira, espere que estejam muito frios, e nesse momento, já poderá retirar e aplicar sobre as pálpebras, deixando que surtam efeito durante aproximadamente 15 minutos
Água fria: Muitas vezes, as medidas mais simples são as que oferecem melhores resultados; e para conseguir alívio no caso de fadiga ocular, pode ser suficiente refrescar o rosto e a zona dos olhos com um pouco de água fria. Em temperatura fria, a água proporcionará um grande alívio, relaxamento e, além disso, contribuirá para que as pálpebras estejam menos inchadas e os olhos menos avermelhados.
Molhar um pano limpo com água fria: escorrer e colocar sobre a área dos olhos para acalmá-los; se optar por este método, deite-se e repouse um bom tempo.
Gel de aloe vera: São muitos os benefícios reconhecidos do aloe vera para a saúde do organismo, e entre eles também está o magnífico cuidado que oferece para os olhos. Conta com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes, por isso é sem dúvida uma grande alternativa para combater o cansaço ocular, descongestionar a área e reduzir a sensação de ardor e peso. Além disso, diversos estudos têm revelado os seus efeitos positivos para proteger os olhos dos raios UV do sol e melhorar a sua saúde no caso de cataratas, degeneração da retina ou doenças na córnea.
O melhor é adquirir o gel que se encontra no interior de uma folha de babosa e aplicá-lo diretamente por todo o contorno dos olhos, deixando que atue durante 15 minutos. Outra opção é comprar um gel de aloe vera puro e usá-lo do mesmo modo ou embeber uma gaze com o líquido e colocar sobre as pálpebras.
Extrato de eufrásia e calêndula: plantas medicinais com propriedades oftálmicas essenciais para a cura da irritação e vermelhidão dos olhos.
Quando se trata de irritação nos olhos por secura provocada pelo ambiente, como o vento ou o sol, contato com fumaça ou presença de pó, é aconselhável lavá-los bem. Para isso, o remédio mais eficiente é a infusão de eufrásia, uma vez que conta com propriedades oftálmicas e anti-inflamatórias ideais para combater a irritação. Ferva uma xícara de água e duas colheres de sopa de ervas secas de eufrásia. Deixe-a durante três minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Em seguida, embeba um pano ou discos de algodão e lave seus olhos com muito cuidado e sem esfregar.
Um dos remédios caseiros mais populares e estendidos para tratar a irritação ocular é aplicar compressas de camomila ou chá preto nos olhos. Para isso, prepare uma infusão de camomila ou chá preto, deixe-a esfriar, mergulhe um pano limpo nela e torça bem para eliminar o excesso de líquido. Em seguida, coloque sobre as pálpebras fechadas durante 10-15 minutos, entre quatro a cinco vezes ao dia. É aconselhável que esteja deitado, assim, ao mesmo tempo que a infusão faz efeito, descansa a vista.
Um dos remédios mais eficazes para aliviar os olhos irritados é, simplesmente, descansar a vista durante duas ou três horas. Tendo em vista que entre as causas mais comuns estão forçar a vista para ler ou permanecer durante um período de tempo longo em frente a uma tela, a maioria dos casos é solucionada proporcionando aos olhos aquilo que mais precisam, descanso.
Por último, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para aliviar os olhos irritados é o pepino. Corte rodelas finas e coloque uma em cada olho durante 10-15 minutos, quatro ou cinco vezes ao dia. Esse remédio pode ser combinado com os anteriores para maior eficácia.
Em qualquer caso, não deve esfregar seus olhos já que pioraria a irritação e, no caso de uma infecção ocular, poderia agravar os danos. Se a vermelhidão, dor, mal-estar e irritação em geral não diminuírem e sim aumentarem, ou vierem acompanhadas de outros sintomas como febre, tontura, visão turva, vômitos, etc., não hesite em consultar um especialista imediatamente.
Alguns fatores que podem contribuir para o olho seco:
Ambiente: O contato constante com o ar-condicionado, a poluição ou a exposição por um longo período em frente à TV ou ao computador podem causar a evaporação excessiva da lágrima.
Medicamentos: A utilização contínua de descongestionantes e anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).
Lentes de Contato: as lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco.
Doenças Sistêmicas: Algumas doenças sistêmicas e autoimunes podem contribuir com a diminuição da quantidade de lágrimas, pois erroneamente as células de defesa atacam as glândulas produtoras de lágrimas e saliva do organismo.
Inchaço das Palpebras
Uveite saiba mais:
Moscas volantes nos olhos ! (não são insetos não)
Alimentos para melhoras sua visão