Principais Benefícios, Calorias e Vitaminas da Tâmara

02 jun 2018 | By RickReymond

tâmaras foram o alimento básico no Oriente Médio desde séculos, mas o Ocidente agora está lentamente tomando conhecimento dos seus benefícios medicinais e nutricionais. Fruto da tamareira, as tâmaras são provadas para serem carregadas com inúmeros nutrientes com importância medicinal na prevenção e tratamento de doenças. Neste artigo, vou falar sobre os inúmeros benefícios nutricionais das tâmaras, então continue lendo e aproveite!

O que são as tâmaras?
Quais são seus benefícios?
As tâmaras são frutas de sabor peculiar que muita gente gosta e lembram o tamarindo. Elas nascem em palmeiras chamadas Tamareiras, às quais podem chegar a mais de 20 m de altura, você acredita?

Tamareira

A Tâmara é uma fruta carnuda de coloração avermelhada que nos fornece uma ampla gama de vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e fibras alimentares. Conheça agora alguns dos benefícios da tâmara:

Ricas em antioxidantes
As tâmaras são ricas em antioxidantes. Elas contêm antioxidantes polifenólicos chamados taninos, os quais fornecem proteção contra danos causados pelos radicais livres (envelhecimento precoce e câncer são os principais deles). Os antioxidantes flavonóides que encontramos na tâmara também são anti-hemorrágicos e anti-inflamatórios, o que pode ajudar na prevenção de sangramentos, por exemplo, às pessoas que possuem tendência.

tâmara benefícios
As tâmaras são ricas em vitamina A, um antioxidante que é importante para uma visão saudável, mucosas e pele. Pesquisas mostraram que o consumo de frutas ricas em vitamina A pode proteger contra o câncer de pulmão e bucal. Outros antioxidantes, como beta caroteno e zeaxantina, previnem a degeneração macular relacionada com a idade, bem como câncer de cólon, mama, próstata e pancreático.

Fonte de energia
A fruta macia, carnuda e doce é fácil de comer e engolir. Por conter um tipo de açúcar simples (frutose e sacarose), é facilmente digerível e fornece energia e vitalidade instantâneas. Isso torna a tâmara uma excelente refeição enquanto se está recuperando de uma doença, por exemplo, ou no caso de pacientes idosos no pós operatório.

Fonte de fibra dietética
As tâmaras são uma fonte rica de fibras dietéticas que podem prevenir a constipação. A fibra também absorve o colesterol ruim e atua como um laxante em massa, enquanto protege a mucosa do cólon. Isso eu aposto que você não sabia! Lembre-se, porém, de beber bastante água.

Fonte de minerais e vitaminas
As tâmaras são ricas em ferro, mineral necessário para a formação de hemoglobina. Seu teor de potássio ajuda a manter a saúde do coração, fornecendo proteção contra acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas coronárias. O cálcio nas tâmaras ajuda a manter os ossos saudáveis, no controle de peso, na coagulação sanguínea e na contração muscular.

tâmara vitaminas
A vitamina K ajuda no processo de coagulação do sangue, bem como no metabolismo ósseo. As vitaminas do complexo B presentes nas tâmaras ajudam a metabolizar todos os outros nutrientes, como cálcio, gorduras e proteínas no sangue.

Oferecem proteção gastrointestinal
Em pesquisas feitas em ratos diabéticos, os quais foram alimentados com extratos de tâmara, foram observadas menores ocorrências de úlceras gástricas. Os extratos também atuaram como laxantes naturais que protegem a mucosa do cólon.

A tâmara tem ação anti-inflamatória
Estudos mostraram que os extratos da tâmara reduziram o inchaço nos pés, bem como a incidência de artrite em ratos. Isso é uma excelente notícia a todos que sofrem com doenças provenientes de inflamações como é o caso de artrite e artrose.

Calorias da tâmara
Tâmaras são frutas bastante calóricas e também têm um alto teor de açúcar, então pacientes diabéticos precisam ser cautelosos se quiserem consumi-las. Meia xícara de tâmaras, por exemplo, contém cerca de 275 calorias (66 calorias por tâmara), mas, em contrapartida, você também ingere 650 mg de potássio, niacina, vitamina B6 e cerca de 6 gramas de fibra.

Portal Educação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: